Importância do sono no metabolismo
- Fernanda P Silva
- 25 de jan. de 2016
- 1 min de leitura

Pesquisadores da Universidade do Alabama, estudaram 28 mil adultos norte-americanos, dos quais 55,8% eram do sexo feminino, com idades entre 21-65 anos. Verificaram que o déficit de sono mesmo que por poucos dias pode prejudicar o metabolismo e interromper eixos hormonais. Em adultos saudáveis com média 6,5 horas de sono ou menos, já aparecem mudanças hormonais que podem afetar seu peso corporal futuro e prejudicar a sua saúde a longo prazo.
Nessas pessoas, para normalizar os níveis de açúcar no sangue foram observados níveis 30% mais elevados de insulina do que nos que dormem 7-8 h ou mais, isso predispõe ao desenvolvimento de diabetes. Outros estudos que avaliaram restrição de sono em adultos jovens e saudáveis, por algumas noites, também demonstraram que a capacidade do corpo para processar a glicose no sangue sofre declínio, e em alguns casos precipitando o diabetes.
Os autores do estudo concluiram também que a redução nas horas de sono está associada com mais tempo gasto comemdo e bebendo, e portanto aumentando a ingestão calórica e o potencial aumento do risco de obesidade. Portanto, fique atendo as necessidades de descanso e horas de sono, bem com à qualidade do seu sono.
Comments